Innovation

Ugreen

UGREEN é um projeto que pretende desenvolver novas soluções que permitam reduzir o consumo energético de redes LTE-U e Wi-Fi tendo em conta a futura coexistência das duas tecnologias e a inerente sobreposição de cobertura. A principal inovação deste projeto reside na otimização do consumo energético destas redes na componente que tem vindo a ser ignorada - os Pontos de Acesso.

O aumento das preocupações ambientais e o peso crescente do consumo energético das redes de comunicações nos custos de operação dos operadores móveis conduziu à proposta de múltiplas estratégias para aumento da eficiência energética das redes de comunicações sem fios. No entanto, as soluções até agora propostas estão sobretudo focadas nas redes celulares.

A utilização do Wi-Fi tem vindo a permitir o offload do tráfego para as bandas não licenciadas, mas a tecnologia LTE a operar nestas bandas (LTE Unlicensed – LTE-U) é vista como uma solução, prevendo-se que no futuro ambas as tecnologias de acesso coexistam. A necessidade de aumento da capacidade e um número crescente de terminais, conduzirá à instalação de small cells em número cada vez maior, com o consequente aumento do consumo energético das redes de acesso. Torna-se por isso fundamental aumentar a sua eficiência energética, permitindo um crescimento sustentável e controlo da fatura energética.



UGREEN Consortium Partners:

Eurico Ferreira SA
INESC TEC






O projeto UGREEN conta com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente projeto individual, envolvendo um investimento elegível de 528 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 301 mil euros.


Poster